PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA BASEADA NA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
Este e-book tem o objetivo de mostrar aos professores de Matemática uma nova proposta de aula de trigonometria para o ensino médio baseada na Teoria da Atividade desenvolvida por Talizina (2000), oferecendo um material sobre a maneira como o aluno aprende, que processos mentais são encadeados e como a informação chega até ele. Mostra também as etapas de controle para maximizar o aprendizado do aluno bem como expõe aulas de trigonometria baseadas na Teoria de Formações das Ações Mentais contendo: definições, modo de apresentá-las ao aluno, atividades e exercícios. As referidas aulas foram elaboradas para unir teoria e prática através do processo da psicologia pedagógica. A fundamentação teórica gira em torno de autores renomados como: Van de Walle (2009); Vygotsky (2007); Galperin (2009) e Talizina (2000). Como conclusão, é visto que há vários motivos para se usar a psicologia pedagógica nas propostas de aula de Matemática, em especial, no ensino de Trigonometria para ensino médio.
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O manuscrito eletrônico intitulado “Ciências pedagógicas: diálogos e possibilidades”, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB), por meio da Educação a Distância (EaD), na cidade de Boa Saúde RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Pedagogia.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas a partir do ano de 2022, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação. O livro “Ciências pedagógicas: diálogos e possibilidades” possui 13 (treze) capítulos que abordam diversos temas das ciências da educação.
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A questão de fundo desse estudo é a discussão sobre as causas da evasão no ensino superior, a partir da compreensão do cotidiano da socialização acadêmica, considerando o processo de aprendizado dos conhecimentos do curso como inseparável da experiência de convívio e apoio entre os próprios estudantes. Com uma abordagem qualitativa, com uma abordagem com inspiração etnográfica e impressionista, com elementos da sociobiografia da autora, se fez uma pesquisa que com os estudantes dos cursos de Química, de Física e de Estatística, pertencentes ao Centro de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Talvez um dos nossos grandes achados tenha sido o das bases fenomenológicas na vida do estudante universitário para propor o conceito de socialização acadêmica interrompida. Considera-se, para esse conceito, que a evasão geralmente não acontece pela livre escolha do sujeito estudante, mas, ao contrário disso, ocorre por um rompimento progressivo com as condições acadêmicas e sociais de continuidade nos seus estudos. Não idealizamos a possibilidade de um contexto acadêmico imune à evasão no ensino superior: pela complexidade do tema, reconhecemos que não há maneiras fáceis e precisas de se diminuir a evasão, com tratamentos preventivos pontuais às múltiplas causas do abandono em um projeto institucional ingênuo e irrealista. No entanto, consideramos possível desenvolver estratégias que diminuam os índices dessas ocorrências na vida dos estudantes.
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