#PubliquecomaEditoraFAMEN

Política de Publicação

1. Objetivos
Os e-books publicados pela Editora FAMEN têm por objetivo realçar pesquisa, ensaios, estados da arte, resenhas críticas e informativas sobre o campo das ciências da educação, de forma ampla e em diálogo com as demais áreas das humanidades e ciências sociais.

Em outras palavras, visam difundir conhecimentos sobre o campo epistêmico das ciências da educação realçando projetos de pesquisa e extensão, relatórios de pesquisa, conteúdos de teses ou dissertações, relatos de experiências, trabalhos publicados em anais e periódicos nacionais ou estrangeiros, integralmente em formato digital.

2. Critérios de Publicação
Os capítulos encaminhados para a avaliação e publicação devem preferencialmente ser inéditos, produzidos em meio digital. Não serão publicados capítulos que destoem da política editorial, dos fundamentos e dos eixos temáticos da Editora FAMEN.

Os capítulos serão disponibilizados integralmente em formato digital no site www.editorafamen.com.br. A Editora FAMEN considera que os conceitos e os posicionamentos emitidos nos capítulos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião de seu corpo editorial.

O tratamento ético da pesquisa, à qual o capítulo se refere, é de responsabilidade dos autores. Após a publicação, é recomendável a disponibilização do capítulo no repositório de acesso aberto da Editora FAMEN para a replicabilidade dos estudos, bem como, para o aumento da visibilidade e das citações das obras publicadas.

3. Eixos Temáticos das Linhas de Pesquisa da Editora FAMEN
Eixo 1 – Política e gestão da educação – pesquisa numa perspectiva crítica e contextualizada sobre as políticas de educação básica e superior, contemplando os eixos: educação e trabalho; gestão e financiamento; políticas de formação de professores e gestores.

Eixo 2 – Formação de Professores e práxis pedagógicas – pesquisa sobre o docente, o estudante, as práticas, os processos formativos, inicial e continuado de formação, as representações sociais e o desenvolvimento sócio profissional.

Eixo 3 – História e Memória da educação – Investiga temáticas referentes aos fundamentos históricos, filosóficos e autobiográficos da educação. Privilegia práticas educativas em suas diversas manifestações escolares e não escolares.

Eixo 4 – Ensino, Currículo e produtos educacionais – Estudos e pesquisas que problematizam a construção das ciências e sua relação com os processos formativos e as práticas sociais.

Eixo 5 – Educação, comunicação, linguagens e movimento – Estudo e pesquisa em leitura, literatura, dispositivos midiáticos e informacionais, das linguagens, do corpo e da cultura de movimento na educação.

Eixo 6 – Psicologia da educação, Psicopedagogia, NeuroPedagogia e Inclusão Escolar – Estudos e pesquisas que problematizam as Teorias da Aprendizagem, Desenvolvimento da Criança, Avaliação Psicopedagógica, Avaliação da Linguagem e Perfil Psicomotor, Universo Lúdico, Psicomotricidade, Deficiências e Transtornos do desenvolvimento e do comportamento, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização.

Eixo 7 – Educação Profissional, Sociologia da Educação, e Psicologia Social – Estudos e pesquisas que problematizam temas clássicos e contemporâneos do conhecimento sociológico e suas relações com o campo da educação profissional, da Pedagogia Social e da Educação Social.

4. Periodicidade
A periodicidade de publicação ocorrerá por meio de fluxo contínuo.

5. Tipos de Publicação Aceitas no Gênero E-book

  1. Capítulo de revisão bibliográfica;
  2. Capítulo científico empírico;
  3. Comunicação técnica;
  4. Estudos de caso, Experiência e Produtos Educacionais;
  5. Ensaios;
  6. Resenhas;
  7. Resultados de pesquisa de iniciação científica.

Se o seu trabalho atende as todas as regras da nossa POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO, clique no botão abaixo para Submeter.