O FENÔMENO ILHA DE CALOR URBANA NO ENSINO DE FÍSICA: USO DO ARDUINO COMO PRODUTO EDUCACIONAL EM ESTUDO PRÁTICO-EXPERIMENTAL
O uso das tecnologias da informação tem se mostrado uma realidade no presente e um futuro certo no processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas da educação, se tornando, assim, necessário pensarmos em estratégias para que a atuação do professor e da professora dialogue com este fato. Articular a metodologia de inserção desta ferramenta tecnológica com temas atuais e presentes no dia a dia dos alunos possibilita potencializar a formação integral prezando pela criticidade aos problemas sociais.
Neste sentido, o tema da Ilha de Calor Urbana se apresenta como influência direta na vida do ser humano, tornando-se um alerta necessário e provocando a reflexão sobre o contexto ambiental no qual estamos inseridos. Com o objetivo de confirmar a importância dos conceitos relacionados à Física Térmica nessa promissora área de pesquisa, e de demonstrar o uso da prática experimental como fonte de informações para discussão dos conteúdos nas aulas de física, apontamos para o uso de alguns recursos tecnológicos como alternativa criativa e prática de aproximação da Ciência com aquele que a estuda.
Leia os capítulos separadamente
Títulos relacionados
Produtos relacionados
-
O manuscrito eletrônico intitulado “Reflexões e práticas sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, vinculado ao curso de Especialização em Educação Infantil e Ensino Fundamental da Faculdade Metropolitana Norte Riograndense – FAMEN, na cidade de Caraúbas RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas no ano de 2022 em uma oportunidade formativa em nível de Pós-Graduação junto à Faculdade FAMEN, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação básica. O livro “Reflexões e práticas sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental” possui 9 (nove) capítulos que abordam diversos temas em torno dos processos da educação infantil e do ensino fundamental.
-
O presente e-book consiste em uma pesquisa de revisão teórica sobre práticas educativas integradoras no contexto da EPT. A narrativa se estrutura a partir da questão problematizadora: quais são as principais características das práticas educativas integradoras no contexto da educação profissional e tecnológica? Para atingir o objetivo central de refletir sobre aspectos estruturantes da temática supracitada, o referencial teórico se apoia na revisão bibliográfica de Alves (2009), Ciavatta (2014), Freire (2007), Frigotto (2015), Grabowski (2014), Moura (2015), Ramos (2014), Saviani (2003), Verdum (2013). Metodologicamente, a pesquisa se configura por meio de abordagem qualitativa e tipo de investigação exploratória com o desenvolvimento das técnicas de revisão bibliográfica e análise documental.
Clique aqui para baixar o E-book
Obs: Para fazer o download de capítulos, clique nos respectivos links abaixo,