O esforço do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em promover uma educação inclusiva e Igualitária, visando atender os estudantes com Necessidades Educacionais específicas, culminou na criação deste Produto Educacional intitulado “Receitas Pedagógicas: Como incluir os Estudantes com Deficiência na Educação Profissional?”. Este guia tem como objetivo fornecer à comunidade escolar conhecimentos sobre as necessidades educacionais dos estudantes com deficiência e transtornos de aprendizagem, abordando de forma sucinta e direta ações pedagógicas direcionadas a esse público. As orientações aqui apresentadas foram cuidadosamente planejadas e discutidas para atender às necessidades específicas dos discentes, suas famílias e o corpo docente, além de refletir as mudanças políticas e sociais que impactam o contexto educacional.
O manuscrito eletrônico intitulado “Ciências pedagógicas: diálogos e possibilidades”, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB), por meio da Educação a Distância (EaD), na cidade de Boa Saúde RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Pedagogia.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas a partir do ano de 2022, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação. O livro “Ciências pedagógicas: diálogos e possibilidades” possui 13 (treze) capítulos que abordam diversos temas das ciências da educação.
TRAVESSOAS DE UM SERTANEJO
O livro conta a história de um menino filho de um agricultor que até seus 6 anos de idade viveu no seio familiar na zona rural em harmonia com a natureza. Perdeu o pai e a partir desse fato vivenciou as maiores adversidades possíveis.
Um pequeno camponês que se vê obrigado a deixar o campo e migrar para a cidade a procura de sua sobrevivência e dos seus familiares.
Sua história é de muita luta, desde a perda do seu pai até os trabalhos que se submetia para adquirir o seu sustento e dos demais irmãos.
Mesmo indo tardiamente a Escola, viu naquele ambiente, uma oportunidade de mudança de vida. Sempre intercalou suas responsabilidades familiares (carregar água, realizar mandados de prostitutas e etc.) com os estudos e apesar da dificuldade, conseguiu se tornar um vencedor e hoje, se orgulha de chegar onde chegou.
O objetivo desse livro digital é socializar a experiência criativa de práxis integradora que permitiu a produção do conhecimento para o campo epistêmico da Educação Profissional por meio de registros fotográficos como metodologia para a internalização de conceitos estruturantes com relação ao pensamento crítico e a cidadania de seus integrantes.
(abrirá em uma nova janela – Verifique se o computador que está usando não tem um bloqueador de pop-up ativado)