MEMÓRIA DOS NEGROS E DA FESTA DO ROSÁRIO EM JARDIM DE PIRANHAS/RN: CULTURA, RELIGIOSIDADE E TRADIÇÃO
A história do município de Jardim de Piranhas/RN é, ainda hoje, um rio cujas profundezas ainda não foram completamente alcançadas. Conquanto a tradição memorialística tenha se preservado no decorrer das gerações, a partir da oralidade, a produção historiográfica é incipiente. Popularmente, a história do município é contada através de um mito cuja narrativa apresenta alguns elementos essenciais para a construção histórica dessa espacialidade: a pecuária (encarnada na aventura de três vaqueiros), a devoção a uma deidade cristã (Nossa Senhora dos Aflitos) e a importância cabal das águas do rio Piranhas. Contudo, como já anunciado por Medeiros (2020, 2022), o mito, por si só, não consegue abarcar a complexidade do passado histórico do município, tampouco faz jus à multiplicidade de sujeitos históricos que participaram desse processo.
Leia os capítulos separadamente
Títulos relacionados
Produtos relacionados
-
Na diversidade destes escritos, é possível debater sobre a educação de forma integral, além de exaltar discussões sobre as nuances relacionais do corpo, da mente e do saber acadêmico e das ciências. Em razão disso, a valorização das ciências, a imersão no psíquico humano e a educação escolar apresentam-se como pauta unificada e indissociável nos textos aqui compilados. Assim, reunindo pesquisadores de todo o país e de instituições de ensino nacionais, os textos a seguir abordam os gêneros Artigos científicos ou Relatos de experiências.
Portanto, é com satisfação que o grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública convida à leitura dos trabalhos mais bem avaliados, cujos autores participaram do III Simpósio Online de Educação.Palavra-chave: Educação não-formal. Cidadania. Adolescentes.
-
TRAVESSOAS DE UM SERTANEJO
O livro conta a história de um menino filho de um agricultor que até seus 6 anos de idade viveu no seio familiar na zona rural em harmonia com a natureza. Perdeu o pai e a partir desse fato vivenciou as maiores adversidades possíveis.
Um pequeno camponês que se vê obrigado a deixar o campo e migrar para a cidade a procura de sua sobrevivência e dos seus familiares.
Sua história é de muita luta, desde a perda do seu pai até os trabalhos que se submetia para adquirir o seu sustento e dos demais irmãos.
Mesmo indo tardiamente a Escola, viu naquele ambiente, uma oportunidade de mudança de vida. Sempre intercalou suas responsabilidades familiares (carregar água, realizar mandados de prostitutas e etc.) com os estudos e apesar da dificuldade, conseguiu se tornar um vencedor e hoje, se orgulha de chegar onde chegou.


