#PubliquenaFAMEN

Política da Revista (REFFEN)

1. Título da Revista Institucional

Revista Faculdade FAMEN (REFFEN).

2. Objetivo

A REVISTA FACULDADE FAMEN é um periódico científico que objetiva publicar produções acadêmicas por meio de artigos, ensaios, estados da arte, entrevistas, resenhas e  comunicação técnica sobre o campo da ciência da educação em diálogo com as áreas das humanidades e ciências sociais.

3. Critério de Publicação

As produções científicas encaminhadas para a REVISTA FACULDADE FAMEN devem ser preferencialmente inéditos. Não serão publicadas produções que destoem da política editorial, dos fundamentos e dos eixos temáticos estabelecidos pelo Regimento Interno da Editora.

Os artigos em formato digital, uma vez publicados, serão disponibilizados no site www.editorafamen.com.br, na aba “Revista”. A Editora FAMEN considera que os conceitos e os posicionamentos emitidos nas produções publicadas são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião de seu conselho editorial.

O tratamento ético das produções acadêmicas é de responsabilidade dos autores. Após a publicação é recomendável a disponibilização do artigo no repositório de acesso aberto da Faculdade FAMEN para a replicabilidade dos estudos, bem como, para o aumento da visibilidade e, consequentemente, das citações das produções acadêmicas publicadas.

4. Periodicidade

A periodicidade de recebimento das produções acadêmicas ocorrerá por meio de fluxo contínuo. A demarcação dos volumes dos cadernos da REVISTA FACULDADE FAMEN, preferencialmente, será semestral. Em cada volume, serão publicados no mínimo 12 artigos.

5. Tipos de Publicação Aceitas

  • Artigo de revisão bibliográfica; 
  • Artigo científico empírico;
  • Entrevistas;
  • Comunicação técnica;
  • Ensaios;
  • Resenhas;
  • Resultados de pesquisa de iniciação científica;
  • Biografização;
  • Produtos Educacionais.

6. Eixos temáticos da Editora FAMEN

Eixo 1 – Política e gestão da educação – pesquisa numa perspectiva crítica e contextualizada sobre as políticas de educação básica e superior, contemplando os eixos: educação e trabalho; gestão e financiamento; políticas de formação de professores e gestores.

Eixo 2 –  Formação de Professores e práxis pedagógicas – pesquisa sobre o docente, o estudante, as práticas, os processos formativos, inicial e continuado de formação, as  representações sociais e o desenvolvimento sócio profissional.

Eixo 3 – História e Memória da educação – Investiga temáticas referentes aos fundamentos históricos, filosóficos e autobiográficos da educação. Privilegia práticas educativas em suas diversas manifestações escolares e não escolares.

Eixo 4 – Ensino, Currículo e produtos educacionais – Estudos e pesquisas que problematizam a construção das ciências e sua relação com os processos formativos e as práticas sociais.

Eixo 5 – Educação, comunicação, linguagens e movimento – Estudo e pesquisa em leitura, literatura, dispositivos midiáticos e informacionais, das linguagens, do corpo e da cultura de movimento na educação.

Eixo 6 – Psicologia da educação, Psicopedagogia, NeuroPedagogia e Inclusão Escolar – Estudos e pesquisas que problematizam as teorias da aprendizagem, desenvolvimento da criança, avaliação psicopedagógica, avaliação da linguagem e perfil psicomotor, lúdico, psicomotricidade, deficiências e transtornos do desenvolvimento e do comportamento, fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização.

Eixo 7 – Educação Profissional, Sociologia da Educação, e Psicologia Social – Estudos e pesquisas que problematizam temas clássicos e contemporâneos do conhecimento sociológico e suas relações com o campo da educação profissional, da Pedagogia Social e da Educação Social.

7. Contato

Para maiores esclarecimentos contactar: E-mail: editora@famen.edu.br   /   Whatsapp: (84) 98755-3681.