“A constituição do campo epistemológico da educação profissional recebe uma grande contribuição diária com a existência do PPGEP/IFRN. Uma modalidade de ensino, conforme a legislação educacional, uma especificidade da área de educação, conforme a divisão das áreas de pesquisa, um terreno insólito e ainda instável que se constrói diariamente em possibilidades e perspectivas de pesquisa”
Este livro está estruturado em cinco capítulos. O capítulo um apresenta a contextualização e introdução ao objeto de estudo, seguido da problematização, das questões norteadoras da pesquisa, da tese a ser defendida, dos objetivos de investigação, das justificativas e da relevância do estudo, além do recorte metodológico utilizado para produzir e analisar os dados.
O capítulo dois traz uma discussão em torno da educação e da participação no campo da Educação Profissional. O capítulo três aborda um breve histórico da formação e das necessidades formativas de professores no campo da Educação Profissional no Brasil. O capítulo quatro delineia, discute e significa os dados produzidos em campo, e o capítulo cinco compartilha as inferências dos resultados da pesquisa em reflexões adicionais ao estudo. Por fim, apontamos as referências bibliográficas utilizadas.
O produto educacional é resultado de uma pesquisa desenvolvida por meio do Campus Canguaretama do IFRN, a qual visou produzir e registrar dados sobre aspectos da memória histórico-cultural da comunidade indígena Eleotéreos do Katu, em Canguaretama/RN. A pesquisa foi desenvolvida e coordenada por membros do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional – OppEP/IFRN/CNPq – e do Observatório da Diversidade dos Campi Caicó e Canguaretama do IFRN, respectivamente.