A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (ABE) E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES (1924 – 1929)
Este livro objetivou investigar acerca da criação da Associação Brasileira de Educação (ABE) e, especificamente, as ações da associação quanto à formação para professores. A pesquisa considera, em especial, a celebração dos 100 anos de criação da associação neste ano de 2024.
Constituem-se como questões norteadoras deste estudo: quais as motivações contribuíram para a criação da ABE? Quais ações foram realizadas pela associação referente a formação para professores? Adotamos para esta pesquisa uma abordagem qualitativa, de cunho histórico e de análise documental, tendo os jornais como fontes principais.
Leia os capítulos separadamente
Títulos relacionados
Produtos relacionados
-
Na diversidade destes escritos, é possível debater sobre a educação de forma integral, além de exaltar discussões sobre as nuances relacionais do corpo, da mente e do saber acadêmico e das ciências. Em razão disso, a valorização das ciências, a imersão no psíquico humano e a educação escolar apresentam-se como pauta unificada e indissociável nos textos aqui compilados. Assim, reunindo pesquisadores de todo o país e de instituições de ensino nacionais, os textos a seguir abordam os gêneros Artigos científicos ou Relatos de experiências.
Portanto, é com satisfação que o grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública convida à leitura dos trabalhos mais bem avaliados, cujos autores participaram do III Simpósio Online de Educação.Palavra-chave: Educação não-formal. Cidadania. Adolescentes.
-
O e-book tem for finalidade propiciar reflexões sobre a dinâmica dos conselhos de classe do IFRN campus Caicó por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com relatos de participantes dos conselhos. visa contribuir com o aperfeiçoamento dos conselhos a partir das práticas desenvolvidas naquele espaço colegiado. O conteúdo do e-book fala das vivências construídas e ressignificadas nos conselhos de classe, especificamente às desenvolvidas nos conselhos do curso de informática do Ensino Médio Integrado.
Nas narrativas dos capítulos, os autores compartilham teorias e práticas que direcionam a participação dos membros do colegiado rumo a construção da gestão democrática defendida na CF/88, na LDB/96 e nos documentos institucionais oficiais do IFRN: Estatuto, Regimento Geral, Regimento dos campi, PDI.
Palavras-Chave: Conselho de Classe. Educação Profissional. Ensino e aprendizagem. Participação. Gestão democrática.