A SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA E O SEU IMPACTO NA VIDA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR
Este estudo, derivado da dissertação de mestrado realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é o resultado de uma inquietação desde os tempos de estudante de graduação, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Enquanto graduanda, me via em um ambiente em que a socialização era de profunda importância no dia a dia do discente universitário. Mesmo percebendo a influência de uma socialização positiva na vida cotidiana de estudante, com repercussão sobre o desempenho acadêmico e sobre a motivação pelo curso, considerei que a intensidade da socialização que eu mesmo vivenciei foi muito baixa, se comparada à calorosa experiência que muitas vezes via e era relatada pelos meus colegas de turma com os seus grupos de amizade no ambiente universitário.
Leia os capítulos separadamente
Títulos relacionados
Produtos relacionados
-
Sabemos que todo livro é lacunar e incompleto, as palavras ditas nem sempre conseguem expressar as alegrias, as dores, o processo. Mas é também uma tentativa de apresentar o mais próximo possível do real aquilo que foi vivido, a experiência compartilhada, o diálogo com outros materiais e autores.
Esse livro também é assim. Ele nasce de uma parceria que teve início em 2020, quando o grupo de pesquisa Observatório da Educação Pública entra em contato com dirigentes das secretarias de educação dos municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba para firmar parcerias no que diz respeito à formação continuada dos professores desses estados.
O e-book “Retratos da educação pública: experiências e relatos de práticas bem sucedidas” traz experiências exitosas de professores e de gestores de diferentes municípios da PB e do RN. Apesar dos desafios impostos diariamente no contexto escolar, esses protagonistas reconhecem na escola um lugar privilegiado de produção do conhecimento e de vivência da cultura, bem como um espaço de afeto, de criatividade e de imaginação.
Para manter viva essa atmosfera, e reconhecendo o compromisso da educação na vida dos sujeitos, os autores dessas experiências realizaram práticas que estão sendo aqui compartilhadas para instigar professores e profissionais da educação Brasil afora. Este livro expressa, portanto, uma educação polifônica e cumpre o seu papel ético de expor apostas individuais e coletivas, singulares e originais.
-
O livro on-line Pureza: um pedacinho do Brasil consiste em uma pesquisa de campo de inspiração antropológica cultural sobre o patrimônio imaterial do município de Pureza, no Rio Grande do Norte (RN). As ideias presentes nas seções do texto se estruturam a partir das questões problematizadoras: 1) Quais as características de diferentes aspectos (história, cultura, economia, educação, arquitetura, meio ambiente, lendas, mitos, costumes, entre outros) de Pureza no tempo passado? 2) Como viviam os seus primeiros moradores? 3) O que de ontem permanece presente em Pureza hoje?


