A SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA E O SEU IMPACTO NA VIDA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR
Este estudo, derivado da dissertação de mestrado realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é o resultado de uma inquietação desde os tempos de estudante de graduação, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Enquanto graduanda, me via em um ambiente em que a socialização era de profunda importância no dia a dia do discente universitário. Mesmo percebendo a influência de uma socialização positiva na vida cotidiana de estudante, com repercussão sobre o desempenho acadêmico e sobre a motivação pelo curso, considerei que a intensidade da socialização que eu mesmo vivenciei foi muito baixa, se comparada à calorosa experiência que muitas vezes via e era relatada pelos meus colegas de turma com os seus grupos de amizade no ambiente universitário.
Leia os capítulos separadamente
Títulos relacionados
Produtos relacionados
-
O manuscrito eletrônico intitulado “Reflexões e práticas sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, vinculado ao curso de Especialização em Educação Infantil e Ensino Fundamental da Faculdade Metropolitana Norte Riograndense – FAMEN, na cidade de Caraúbas RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas no ano de 2022 em uma oportunidade formativa em nível de Pós-Graduação junto à Faculdade FAMEN, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação básica. O livro “Reflexões e práticas sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental” possui 9 (nove) capítulos que abordam diversos temas em torno dos processos da educação infantil e do ensino fundamental.
-
Este e-book arquiteta-se na direção de colaborar com o pensamento integrador necessário para conceber alternativas criativas e assertivas para a superação de problemáticas condicionantes do fazer docente. Assim, os capítulos sinalizam perspectivas e olhares inovadores que conduzem à prática docente transformadora, constituindo-se em um referencial seguro para a formação inicial de professores.
Obs: Para fazer o download de capítulos separados, clique nos respectivos links, logo mais abaixo, no Sumário do E-book.