O produto educacional é resultado de uma pesquisa desenvolvida por meio do Campus Canguaretama do IFRN, a qual visou produzir e registrar dados sobre aspectos da memória histórico-cultural da comunidade indígena Eleotéreos do Katu, em Canguaretama/RN. A pesquisa foi desenvolvida e coordenada por membros do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional – OppEP/IFRN/CNPq – e do Observatório da Diversidade dos Campi Caicó e Canguaretama do IFRN, respectivamente.
O esforço do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em promover uma educação inclusiva e Igualitária, visando atender os estudantes com Necessidades Educacionais específicas, culminou na criação deste Produto Educacional intitulado “Receitas Pedagógicas: Como incluir os Estudantes com Deficiência na Educação Profissional?”. Este guia tem como objetivo fornecer à comunidade escolar conhecimentos sobre as necessidades educacionais dos estudantes com deficiência e transtornos de aprendizagem, abordando de forma sucinta e direta ações pedagógicas direcionadas a esse público. As orientações aqui apresentadas foram cuidadosamente planejadas e discutidas para atender às necessidades específicas dos discentes, suas famílias e o corpo docente, além de refletir as mudanças políticas e sociais que impactam o contexto educacional.
A exposição “UMA DÉCADA DE HISTÓRIAS: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PPGEP/IFRN (2013-2023)” é um trabalho acadêmico que envolve formação científica alimentada por teorias, metodologias e práticas que se retroalimentam no processo avaliativo da pós-graduação no Brasil desenvolvido e fomentado pela CAPES. Essa formação materializa-se naquilo que é produzido como conhecimento acadêmico, científico, técnico, de ensino e de extensão, divulgado e publicizado em diferentes produtos e gêneros textuais acadêmicos e de divulgação científica, planejada e realizada no processo de mediação do conhecimento por professores e alunos do PPGEP/IFRN.
“A constituição do campo epistemológico da educação profissional recebe uma grande contribuição diária com a existência do PPGEP/IFRN. Uma modalidade de ensino, conforme a legislação educacional, uma especificidade da área de educação, conforme a divisão das áreas de pesquisa, um terreno insólito e ainda instável que se constrói diariamente em possibilidades e perspectivas de pesquisa”