Este e-book foi construído por várias mãos, assim como a ciranda que dá vida ao título. Ele nasce do anseio de que haja as mudanças sociais, de que o bem viver seja uma realidade e de que nós, mulheres, tenhamos direito e autonomia sobre nossa existência.
Pressupondo o debate da Economia Solidária acerca do trabalho como um diálogo caro e pertinente para a defesa da formação humana, entrelaçamos nessa obra a vivência da Educação Popular e os caminhos da Educação Profissional como política pública, buscando compreender sua relação com a vida para além dos muros do IFRN. Há muito excluídas, discriminadas, subjugadas, tenho a honra de democratizar essa pesquisa com a vez e a voz das mulheres.
É pela vida das mulheres!
O manuscrito eletrônico intitulado “Saberes e Práticas necessárias à atuação do Pedagogo”, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB), por meio da Educação à Distância (EaD), na cidade de Poço Branco/RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Pedagogia.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas no intervalo entre 2021 e 2022, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação. O livro “Saberes e Práticas necessárias à atuação do Pedagogo” possui 19 (dezenove) capítulos que abordam diversos temas sobre a Pedagogia.
Este e-book arquiteta-se na direção de colaborar com o pensamento integrador necessário para conceber alternativas criativas e assertivas para a superação de problemáticas condicionantes do fazer docente. Assim, os capítulos sinalizam perspectivas e olhares inovadores que conduzem à prática docente transformadora, constituindo-se em um referencial seguro para a formação inicial de professores.
Obs: Para fazer o download de capítulos separados, clique nos respectivos links, logo mais abaixo, no Sumário do E-book.
A questão de fundo desse estudo é a discussão sobre as causas da evasão no ensino superior, a partir da compreensão do cotidiano da socialização acadêmica, considerando o processo de aprendizado dos conhecimentos do curso como inseparável da experiência de convívio e apoio entre os próprios estudantes. Com uma abordagem qualitativa, com uma abordagem com inspiração etnográfica e impressionista, com elementos da sociobiografia da autora, se fez uma pesquisa que com os estudantes dos cursos de Química, de Física e de Estatística, pertencentes ao Centro de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Talvez um dos nossos grandes achados tenha sido o das bases fenomenológicas na vida do estudante universitário para propor o conceito de socialização acadêmica interrompida. Considera-se, para esse conceito, que a evasão geralmente não acontece pela livre escolha do sujeito estudante, mas, ao contrário disso, ocorre por um rompimento progressivo com as condições acadêmicas e sociais de continuidade nos seus estudos. Não idealizamos a possibilidade de um contexto acadêmico imune à evasão no ensino superior: pela complexidade do tema, reconhecemos que não há maneiras fáceis e precisas de se diminuir a evasão, com tratamentos preventivos pontuais às múltiplas causas do abandono em um projeto institucional ingênuo e irrealista. No entanto, consideramos possível desenvolver estratégias que diminuam os índices dessas ocorrências na vida dos estudantes.
Clique aqui para baixar o E-book
TRAVESSOAS DE UM SERTANEJO
O livro conta a história de um menino filho de um agricultor que até seus 6 anos de idade viveu no seio familiar na zona rural em harmonia com a natureza. Perdeu o pai e a partir desse fato vivenciou as maiores adversidades possíveis.
Um pequeno camponês que se vê obrigado a deixar o campo e migrar para a cidade a procura de sua sobrevivência e dos seus familiares.
Sua história é de muita luta, desde a perda do seu pai até os trabalhos que se submetia para adquirir o seu sustento e dos demais irmãos.
Mesmo indo tardiamente a Escola, viu naquele ambiente, uma oportunidade de mudança de vida. Sempre intercalou suas responsabilidades familiares (carregar água, realizar mandados de prostitutas e etc.) com os estudos e apesar da dificuldade, conseguiu se tornar um vencedor e hoje, se orgulha de chegar onde chegou.