O manuscrito eletrônico intitulado “Neuropedagogia para a Educação Básica: estudos sobre aprendizagem, processos lúdicos e inclusão”, vinculado ao curso de Especialização em Neuropedagogia da Faculdade Metropolitana Norte Riograndense – FAMEN, na cidade de São Bento/RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Neurociência na Educação Básica e de Jovens e Adultos.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas no ano de 2024 em uma oportunidade formativa em nível de Pós-Graduação junto à Faculdade FAMEN, possui caráter transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação básica. O livro “Neuropedagogia para a Educação Básica: estudos sobre aprendizagem, processos lúdicos e inclusão” possui 22 (vinte e dois) capítulos que abordam diversos temas em torno do processo da neurociência na educação infantil, ensino fundamental e de Jovens e adultos.
Sabemos que todo livro é lacunar e incompleto, as palavras ditas nem sempre conseguem expressar as alegrias, as dores, o processo. Mas é também uma tentativa de apresentar o mais próximo possível do real aquilo que foi vivido, a experiência compartilhada, o diálogo com outros materiais e autores.
Esse livro também é assim. Ele nasce de uma parceria que teve início em 2020, quando o grupo de pesquisa Observatório da Educação Pública entra em contato com dirigentes das secretarias de educação dos municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba para firmar parcerias no que diz respeito à formação continuada dos professores desses estados.
O e-book “Retratos da educação pública: experiências e relatos de práticas bem sucedidas” traz experiências exitosas de professores e de gestores de diferentes municípios da PB e do RN. Apesar dos desafios impostos diariamente no contexto escolar, esses protagonistas reconhecem na escola um lugar privilegiado de produção do conhecimento e de vivência da cultura, bem como um espaço de afeto, de criatividade e de imaginação.
Para manter viva essa atmosfera, e reconhecendo o compromisso da educação na vida dos sujeitos, os autores dessas experiências realizaram práticas que estão sendo aqui compartilhadas para instigar professores e profissionais da educação Brasil afora. Este livro expressa, portanto, uma educação polifônica e cumpre o seu papel ético de expor apostas individuais e coletivas, singulares e originais.
A questão de fundo desse estudo é a discussão sobre as causas da evasão no ensino superior, a partir da compreensão do cotidiano da socialização acadêmica, considerando o processo de aprendizado dos conhecimentos do curso como inseparável da experiência de convívio e apoio entre os próprios estudantes. Com uma abordagem qualitativa, com uma abordagem com inspiração etnográfica e impressionista, com elementos da sociobiografia da autora, se fez uma pesquisa que com os estudantes dos cursos de Química, de Física e de Estatística, pertencentes ao Centro de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Talvez um dos nossos grandes achados tenha sido o das bases fenomenológicas na vida do estudante universitário para propor o conceito de socialização acadêmica interrompida. Considera-se, para esse conceito, que a evasão geralmente não acontece pela livre escolha do sujeito estudante, mas, ao contrário disso, ocorre por um rompimento progressivo com as condições acadêmicas e sociais de continuidade nos seus estudos. Não idealizamos a possibilidade de um contexto acadêmico imune à evasão no ensino superior: pela complexidade do tema, reconhecemos que não há maneiras fáceis e precisas de se diminuir a evasão, com tratamentos preventivos pontuais às múltiplas causas do abandono em um projeto institucional ingênuo e irrealista. No entanto, consideramos possível desenvolver estratégias que diminuam os índices dessas ocorrências na vida dos estudantes.
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