O CONSELHO DE CLASSE COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Este livro está estruturado em cinco capítulos. O capítulo um apresenta a contextualização e introdução ao objeto de estudo, seguido da problematização, das questões norteadoras da pesquisa, da tese a ser defendida, dos objetivos de investigação, das justificativas e da relevância do estudo, além do recorte metodológico utilizado para produzir e analisar os dados.
O capítulo dois traz uma discussão em torno da educação e da participação no campo da Educação Profissional. O capítulo três aborda um breve histórico da formação e das necessidades formativas de professores no campo da Educação Profissional no Brasil. O capítulo quatro delineia, discute e significa os dados produzidos em campo, e o capítulo cinco compartilha as inferências dos resultados da pesquisa em reflexões adicionais ao estudo. Por fim, apontamos as referências bibliográficas utilizadas.
Download do E-book
Leia os capítulos separadamente
Títulos relacionados
Produtos relacionados
-
Este livro é composto por dez textos onde se reflete sobre questões relacionadas com o conceito do Empreendedorismo na Educação, com destaque para a sua mutação e transformação no sentido do Coempreender.
Em tempos da Sociedade em Rede, percebemos a necessidade de deixar registrado que não faz sentido ver o empreender na educação separado do Coempreender. Ao agregar o prefixo “Co” retiramos a carga do individualismo, do darwinismo social e digital para reforçar as formas colaborativas e cooperativas tão necessárias à vida do Século XXI.
Ao compartilhar este livro, é intenção dos autores estimular outros estudantes, professores/as e pesquisadores/as para realizar projetos de educação coempreendedora juntando seus frutos a esta Árvore do Coempreender.
In Apresentação, os autores, Karine Pinheiro (U. Federal do Cariri/Brasil) e Bento Silva (U. do Minho/ Portugal)
—
Aqui temos o COEMPREENDER! Um trabalho lindo, autoral, de ressignificação de conceitos e práticas. Temos uma autoria forjada na pesquisa-ação implicada. Este livro é um relatório de pesquisa que inovou com um tema “vespeiro”. Inovou porque não focou o empreendedorismo neoliberal numa ação individual e sim coletiva. Coletiva porque as pessoas envolvidas e seus coletivos são atores e atrizes de políticas públicas e de formação em dois países, Brasil e Portugal. Aqui os casos são culturalmente situados e contrastados. O digital em rede é fundante para mais redes e conexões com pessoas se autorizando em redes. Criação coletiva com a para o bem comum
In Prefácio, Edméa Santos (U. Federal Rural do Rio de Janeiro/ Brasil)
—
No caso do coempreender, eu destaco a relevância de parcerias para resiliência e responsividade. Trata-se de um conceito extremamente importante para ser refletido na prática educacional de modo contextualizado na contemporaneidade para preparar aprendizes e educadores para melhor compreender o contexto em que vivemos e coempreender diante de adversidades para construir um futuro melhor agora, sustentável em 2030 e próspero em 2050. E agora?
Nós, coempreendedores temos um papel fundamental na educação das crianças desde tenra idade para uma mentalidade coempreendedora responsável pronta para identificar problemas, buscar conhecimentos de forma colaborativa, contatar especialistas necessários a coaprender e coinvestigar para coempreender de forma colaborativa, iniciativa, responsiva e responsável.
As sementes estão prontas para serem semeadas, e agora?
In Posfácio, Alexandra Okada (Open University/ Inglaterra)
-
A exposição virtual Leituras de mundo em leituras da vida na Obra de Paulo Freire, além de celebrar o centenário do ilustre professor no ano de 2021, é uma homenagem à presença de seu pensamento para educação. A preservação do legado do Patrono da Educação Brasileira passa pela memória individual e coletiva dos que apreciaram suas obras e conheceram sua trajetória.
Em uma verdadeira celebração, a Exposição reúne fotografias acompanhadas de relatos emocionantes. Os participantes foram convidados a enviar uma foto segurando um livro que leram de Paulo Freire, uma foto com o próprio Paulo Freire, ou ainda, de algum evento que tenha participado com o educador. Desse modo, as memórias ganharam forma e vida abrindo espaço aos múltiplos olhares desses leitores, ressignificando as obras do autor e, em casos mais especiais, os momentos vividos com ele.
Convidamos todos a fazerem parte do resgate da trajetória e da obra de Paulo Freire através de diferentes olhares e perspectivas, mergulhando nos registros fotográficos e nas vozes dos colaboradores dessa Exposição.
Permitam-se memorar a obra de Paulo Freire!
Clique aqui para baixar o E-book