EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: A socialização acadêmica interrompida no mundo universitário da UFRN - 2ª Edição
A questão de fundo desse estudo é a discussão sobre as causas da evasão no ensino superior, a partir da compreensão do cotidiano da socialização acadêmica, considerando o processo de aprendizado dos conhecimentos do curso como inseparável da experiência de convívio e apoio entre os próprios estudantes. Com uma abordagem qualitativa, com uma abordagem com inspiração etnográfica e impressionista, com elementos da sociobiografia da autora, se fez uma pesquisa que com os estudantes dos cursos de Química, de Física e de Estatística, pertencentes ao Centro de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Talvez um dos nossos grandes achados tenha sido o das bases fenomenológicas na vida do estudante universitário para propor o conceito de socialização acadêmica interrompida. Considera-se, para esse conceito, que a evasão geralmente não acontece pela livre escolha do sujeito estudante, mas, ao contrário disso, ocorre por um rompimento progressivo com as condições acadêmicas e sociais de continuidade nos seus estudos. Não idealizamos a possibilidade de um contexto acadêmico imune à evasão no ensino superior: pela complexidade do tema, reconhecemos que não há maneiras fáceis e precisas de se diminuir a evasão, com tratamentos preventivos pontuais às múltiplas causas do abandono em um projeto institucional ingênuo e irrealista. No entanto, consideramos possível desenvolver estratégias que diminuam os índices dessas ocorrências na vida dos estudantes.
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O e-book tem for finalidade propiciar reflexões sobre a dinâmica dos conselhos de classe do IFRN campus Caicó por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com relatos de participantes dos conselhos. visa contribuir com o aperfeiçoamento dos conselhos a partir das práticas desenvolvidas naquele espaço colegiado. O conteúdo do e-book fala das vivências construídas e ressignificadas nos conselhos de classe, especificamente às desenvolvidas nos conselhos do curso de informática do Ensino Médio Integrado.
Nas narrativas dos capítulos, os autores compartilham teorias e práticas que direcionam a participação dos membros do colegiado rumo a construção da gestão democrática defendida na CF/88, na LDB/96 e nos documentos institucionais oficiais do IFRN: Estatuto, Regimento Geral, Regimento dos campi, PDI.
Palavras-Chave: Conselho de Classe. Educação Profissional. Ensino e aprendizagem. Participação. Gestão democrática.
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O e-book “Discursos interdisciplinares por uma educação transformadora” ressalta o valor das dinâmicas de práxis interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Propõe a superação de dispositivos de manipulação, como ocorre na transmissão cumulativa da educação conservadora, em detrimento da formação para o pensamento crítico, a curiosidade e a diversidade. Interdisciplinaridade e pensamento integrador são ideias presentes nos capítulos. Estes conceitos pedagógicos propõem a eliminação da separação artificial do conhecimento em áreas disciplinares estanques com base no pressuposto do desenvolvimento humano que requer amplitude do pensamento.
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