A ideia desse livro veio como uma necessidade de dialogar com todos os segmentos da comunidade escolar (professores, funcionários, gestão, família e alunos) com propósitos de (re)construir vínculos afetivos, fortalecendo as relações interpessoais, como alternativas para consolidar uma base educacional pautada na educação integral.
Cada capítulo revela a real situação de uma escola multisseriada, localizada numa zona rural do município de Pureza – RN, com suas singularidades e peculiaridades, que tem unido forças com a Secretaria Municipal de Educação de Pureza (SMEP) para garantir a sintonia do “tripé”: SME – ESCOLA – FAMÍLIA, tendo as CRIANÇAS como centro de todos os debates.
Essa obra socializa experiências pedagógicas como a elaboração de projetos de trabalho (projetos institucionais e didáticos) e de ciclos de formação continuada na escola, que foram desenvolvidas como estratégias para dinamizar e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem. Além de expor momentos de aprendizagens adquiridos no curso de especialização em Alfabetização + Neurociências: Interfaces na educação Integral (UFRN).
Ensinar e aprender matemática envolve processos para além de resolver cálculos! Com o advento da pandemia e o crescimento do uso de tecnologias digitais, foi necessário repensar os procedimentos metodológicos para mediar os conteúdos das diferentes áreas. Este e-book tomo como objeto de estudo a área do ensino da matemática no contexto do ensino remoto da Educação Profissional. O e-book socializa uma proposta de curso sobre os conteúdos “expressões numéricas” e “equações de uma variável real”, com o intuíto de facilitar a aprendizagem da matemática básica no ensino remoto para o ensino médio integrado. A pesquisa desenvolvida para a produção do manuscrito desenvolveu metodologicamente abordagem qualitativa e pesquisa do tipo bibliográfica básica sobre educação profissional, metodologias de ensino de matemática e proposta pedagógica com mídia digital. A produção educacional serve de auxílio para que os docentes que atuam no Ensino Médio Integrado tornem as suas mediações contextuais e mais atraentes. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância do uso das ferramentas digitais para o desenvolvimento dos estudantes e apontam uma proposta de matemática básica a partir da utilização de recursos digitais.
O manuscrito eletrônico intitulado “Por uma Pedagogia do Desenvolvimento Humano”, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB), por meio da Educação a Distância (EaD), na cidade de Ielmo Marinho no estado do Rio Grande do Norte (RN). O livro online tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área das ciências da educação.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas no intervalo entres 2021 e 2022, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação. O livro “Por uma Pedagogia do Desenvolvimento Humano” possui 10 (dez) capítulos que abordam diversos temas em torno da Pedagogia.
O presente e-book consiste em uma pesquisa de revisão teórica sobre práticas educativas integradoras no contexto da EPT. A narrativa se estrutura a partir da questão problematizadora: quais são as principais características das práticas educativas integradoras no contexto da educação profissional e tecnológica? Para atingir o objetivo central de refletir sobre aspectos estruturantes da temática supracitada, o referencial teórico se apoia na revisão bibliográfica de Alves (2009), Ciavatta (2014), Freire (2007), Frigotto (2015), Grabowski (2014), Moura (2015), Ramos (2014), Saviani (2003), Verdum (2013). Metodologicamente, a pesquisa se configura por meio de abordagem qualitativa e tipo de investigação exploratória com o desenvolvimento das técnicas de revisão bibliográfica e análise documental.
Clique aqui para baixar o E-book
Obs: Para fazer o download de capítulos, clique nos respectivos links abaixo,