A ideia desse livro veio como uma necessidade de dialogar com todos os segmentos da comunidade escolar (professores, funcionários, gestão, família e alunos) com propósitos de (re)construir vínculos afetivos, fortalecendo as relações interpessoais, como alternativas para consolidar uma base educacional pautada na educação integral.
Cada capítulo revela a real situação de uma escola multisseriada, localizada numa zona rural do município de Pureza – RN, com suas singularidades e peculiaridades, que tem unido forças com a Secretaria Municipal de Educação de Pureza (SMEP) para garantir a sintonia do “tripé”: SME – ESCOLA – FAMÍLIA, tendo as CRIANÇAS como centro de todos os debates.
Essa obra socializa experiências pedagógicas como a elaboração de projetos de trabalho (projetos institucionais e didáticos) e de ciclos de formação continuada na escola, que foram desenvolvidas como estratégias para dinamizar e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem. Além de expor momentos de aprendizagens adquiridos no curso de especialização em Alfabetização + Neurociências: Interfaces na educação Integral (UFRN).
O manuscrito eletrônico intitulado “Problematizações sobre Ciências da Educação a partir de estudantes do Curso de Pedagogia”, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB), por meio da Educação a Distância (EaD), na cidade de Tangará RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Pedagogia.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas a partir do ano de 2022, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação. O livro “Problematizações sobre Ciências da Educação a partir de estudantes do Curso de Pedagogia” possui 14 (quatorze) capítulos que abordam diversos temas em torno do processo da educação infantil.
O presente e-book consiste em uma pesquisa de revisão teórica sobre práticas educativas integradoras no contexto da EPT. A narrativa se estrutura a partir da questão problematizadora: quais são as principais características das práticas educativas integradoras no contexto da educação profissional e tecnológica? Para atingir o objetivo central de refletir sobre aspectos estruturantes da temática supracitada, o referencial teórico se apoia na revisão bibliográfica de Alves (2009), Ciavatta (2014), Freire (2007), Frigotto (2015), Grabowski (2014), Moura (2015), Ramos (2014), Saviani (2003), Verdum (2013). Metodologicamente, a pesquisa se configura por meio de abordagem qualitativa e tipo de investigação exploratória com o desenvolvimento das técnicas de revisão bibliográfica e análise documental.
Clique aqui para baixar o E-book
Obs: Para fazer o download de capítulos, clique nos respectivos links abaixo,