NEUROCIÊNCIA + ALFABETIZAÇÃO: o desenvolvimento da comunidade escolar a partir de projetos de trabalho e de ciclos de formação continuada
A ideia desse livro veio como uma necessidade de dialogar com todos os segmentos da comunidade escolar (professores, funcionários, gestão, família e alunos) com propósitos de (re)construir vínculos afetivos, fortalecendo as relações interpessoais, como alternativas para consolidar uma base educacional pautada na educação integral.
Cada capítulo revela a real situação de uma escola multisseriada, localizada numa zona rural do município de Pureza – RN, com suas singularidades e peculiaridades, que tem unido forças com a Secretaria Municipal de Educação de Pureza (SMEP) para garantir a sintonia do “tripé”: SME – ESCOLA – FAMÍLIA, tendo as CRIANÇAS como centro de todos os debates.
Essa obra socializa experiências pedagógicas como a elaboração de projetos de trabalho (projetos institucionais e didáticos) e de ciclos de formação continuada na escola, que foram desenvolvidas como estratégias para dinamizar e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem. Além de expor momentos de aprendizagens adquiridos no curso de especialização em Alfabetização + Neurociências: Interfaces na educação Integral (UFRN).
Download do E-book
Leia os capítulos separadamente
Títulos relacionados
Produtos relacionados
-
O livro on-line Pureza: um pedacinho do Brasil consiste em uma pesquisa de campo de inspiração antropológica cultural sobre o patrimônio imaterial do município de Pureza, no Rio Grande do Norte (RN). As ideias presentes nas seções do texto se estruturam a partir das questões problematizadoras: 1) Quais as características de diferentes aspectos (história, cultura, economia, educação, arquitetura, meio ambiente, lendas, mitos, costumes, entre outros) de Pureza no tempo passado? 2) Como viviam os seus primeiros moradores? 3) O que de ontem permanece presente em Pureza hoje?
-
O e-book “Discursos interdisciplinares por uma educação transformadora” ressalta o valor das dinâmicas de práxis interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Propõe a superação de dispositivos de manipulação, como ocorre na transmissão cumulativa da educação conservadora, em detrimento da formação para o pensamento crítico, a curiosidade e a diversidade. Interdisciplinaridade e pensamento integrador são ideias presentes nos capítulos. Estes conceitos pedagógicos propõem a eliminação da separação artificial do conhecimento em áreas disciplinares estanques com base no pressuposto do desenvolvimento humano que requer amplitude do pensamento.
Obs: Para fazer o download de capítulos separados, clique nos respectivos links, logo mais abaixo, no Sumário do Ebook.