Temas atuais e relevantes para o campo da Pedagogia
O manuscrito eletrônico intitulado “TEMAS ATUAIS E RELEVANTES PARA O CAMPO DA PEDAGOGIA”, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB), por meio da Educação a Distância (EaD), na cidade de São Gonçalo RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Pedagogia.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas a partir do ano de 2023, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação. O livro “TEMAS ATUAIS E RELEVANTES PARA O CAMPO DA PEDAGOGIA” possui 16 (dezesseis) capítulos que abordam diversos temas das ciências da educação.
Leia os capítulos separadamente
Títulos relacionados
Produtos relacionados
-
Na diversidade destes escritos, é possível debater sobre a educação de forma integral, além de exaltar discussões sobre as nuances relacionais do corpo, da mente e do saber acadêmico e das ciências. Em razão disso, a valorização das ciências, a imersão no psíquico humano e a educação escolar apresentam-se como pauta unificada e indissociável nos textos aqui compilados. Assim, reunindo pesquisadores de todo o país e de instituições de ensino nacionais, os textos a seguir abordam os gêneros Artigos científicos ou Relatos de experiências.
Portanto, é com satisfação que o grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública convida à leitura dos trabalhos mais bem avaliados, cujos autores participaram do III Simpósio Online de Educação.Palavra-chave: Educação não-formal. Cidadania. Adolescentes.
-
Sabemos que todo livro é lacunar e incompleto, as palavras ditas nem sempre conseguem expressar as alegrias, as dores, o processo. Mas é também uma tentativa de apresentar o mais próximo possível do real aquilo que foi vivido, a experiência compartilhada, o diálogo com outros materiais e autores.
Esse livro também é assim. Ele nasce de uma parceria que teve início em 2020, quando o grupo de pesquisa Observatório da Educação Pública entra em contato com dirigentes das secretarias de educação dos municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba para firmar parcerias no que diz respeito à formação continuada dos professores desses estados.
O e-book “Retratos da educação pública: experiências e relatos de práticas bem sucedidas” traz experiências exitosas de professores e de gestores de diferentes municípios da PB e do RN. Apesar dos desafios impostos diariamente no contexto escolar, esses protagonistas reconhecem na escola um lugar privilegiado de produção do conhecimento e de vivência da cultura, bem como um espaço de afeto, de criatividade e de imaginação.
Para manter viva essa atmosfera, e reconhecendo o compromisso da educação na vida dos sujeitos, os autores dessas experiências realizaram práticas que estão sendo aqui compartilhadas para instigar professores e profissionais da educação Brasil afora. Este livro expressa, portanto, uma educação polifônica e cumpre o seu papel ético de expor apostas individuais e coletivas, singulares e originais.