PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AMBIENTES PEDAGÓGICOS NÃO ESCOLARES - Volume II
O manuscrito eletrônico intitulado Pesquisas sobre práticas educativas em ambientes pedagógicos não escolares, em seu Volume II, vinculado aos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal/RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Educação.
Sistematizado para socializar pesquisas sobre espaços educativos não escolares realizadas a partir do ano de 2023, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes.
O livro socializa pesquisas sobre Práticas Educativas em Ambientes Pedagógicos Não Escolares, em um segundo volume, distribuídas em 19 (dezenove) capítulos que abordam diversos temas a partir do campo epistêmico da Pedagogia Social.
O manuscrito eletrônico intitulado Pesquisas sobre práticas educativas em ambientes pedagógicos não escolares, em seu Volume II, vinculado aos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal/RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Educação.
Sistematizado para socializar pesquisas sobre espaços educativos não escolares realizadas a partir do ano de 2023, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes.
O livro socializa pesquisas sobre Práticas Educativas em Ambientes Pedagógicos Não Escolares, em um segundo volume, distribuídas em 19 (dezenove) capítulos que abordam diversos temas a partir do campo epistêmico da Pedagogia Social.
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O e-book tem for finalidade propiciar reflexões sobre a dinâmica dos conselhos de classe do IFRN campus Caicó por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com relatos de participantes dos conselhos. visa contribuir com o aperfeiçoamento dos conselhos a partir das práticas desenvolvidas naquele espaço colegiado. O conteúdo do e-book fala das vivências construídas e ressignificadas nos conselhos de classe, especificamente às desenvolvidas nos conselhos do curso de informática do Ensino Médio Integrado.
Nas narrativas dos capítulos, os autores compartilham teorias e práticas que direcionam a participação dos membros do colegiado rumo a construção da gestão democrática defendida na CF/88, na LDB/96 e nos documentos institucionais oficiais do IFRN: Estatuto, Regimento Geral, Regimento dos campi, PDI.
Palavras-Chave: Conselho de Classe. Educação Profissional. Ensino e aprendizagem. Participação. Gestão democrática.
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Sabemos que todo livro é lacunar e incompleto, as palavras ditas nem sempre conseguem expressar as alegrias, as dores, o processo. Mas é também uma tentativa de apresentar o mais próximo possível do real aquilo que foi vivido, a experiência compartilhada, o diálogo com outros materiais e autores.
Esse livro também é assim. Ele nasce de uma parceria que teve início em 2020, quando o grupo de pesquisa Observatório da Educação Pública entra em contato com dirigentes das secretarias de educação dos municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba para firmar parcerias no que diz respeito à formação continuada dos professores desses estados.
O e-book “Retratos da educação pública: experiências e relatos de práticas bem sucedidas” traz experiências exitosas de professores e de gestores de diferentes municípios da PB e do RN. Apesar dos desafios impostos diariamente no contexto escolar, esses protagonistas reconhecem na escola um lugar privilegiado de produção do conhecimento e de vivência da cultura, bem como um espaço de afeto, de criatividade e de imaginação.
Para manter viva essa atmosfera, e reconhecendo o compromisso da educação na vida dos sujeitos, os autores dessas experiências realizaram práticas que estão sendo aqui compartilhadas para instigar professores e profissionais da educação Brasil afora. Este livro expressa, portanto, uma educação polifônica e cumpre o seu papel ético de expor apostas individuais e coletivas, singulares e originais.