O manuscrito eletrônico intitulado Pesquisas sobre práticas educativas em ambientes pedagógicos não escolares, em seu Volume II, vinculado aos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal/RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Educação.
Sistematizado para socializar pesquisas sobre espaços educativos não escolares realizadas a partir do ano de 2023, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes.
O livro socializa pesquisas sobre Práticas Educativas em Ambientes Pedagógicos Não Escolares, em um segundo volume, distribuídas em 19 (dezenove) capítulos que abordam diversos temas a partir do campo epistêmico da Pedagogia Social.
O manuscrito eletrônico intitulado Pesquisas sobre práticas educativas em ambientes pedagógicos não escolares, em seu Volume II, vinculado aos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal/RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Educação.
Sistematizado para socializar pesquisas sobre espaços educativos não escolares realizadas a partir do ano de 2023, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes.
O livro socializa pesquisas sobre Práticas Educativas em Ambientes Pedagógicos Não Escolares, em um segundo volume, distribuídas em 19 (dezenove) capítulos que abordam diversos temas a partir do campo epistêmico da Pedagogia Social.
Ensinar e aprender matemática envolve processos para além de resolver cálculos! Com o advento da pandemia e o crescimento do uso de tecnologias digitais, foi necessário repensar os procedimentos metodológicos para mediar os conteúdos das diferentes áreas. Este e-book tomo como objeto de estudo a área do ensino da matemática no contexto do ensino remoto da Educação Profissional. O e-book socializa uma proposta de curso sobre os conteúdos “expressões numéricas” e “equações de uma variável real”, com o intuíto de facilitar a aprendizagem da matemática básica no ensino remoto para o ensino médio integrado. A pesquisa desenvolvida para a produção do manuscrito desenvolveu metodologicamente abordagem qualitativa e pesquisa do tipo bibliográfica básica sobre educação profissional, metodologias de ensino de matemática e proposta pedagógica com mídia digital. A produção educacional serve de auxílio para que os docentes que atuam no Ensino Médio Integrado tornem as suas mediações contextuais e mais atraentes. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância do uso das ferramentas digitais para o desenvolvimento dos estudantes e apontam uma proposta de matemática básica a partir da utilização de recursos digitais.
O e-book tem for finalidade propiciar reflexões sobre a dinâmica dos conselhos de classe do IFRN campus Caicó por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com relatos de participantes dos conselhos. visa contribuir com o aperfeiçoamento dos conselhos a partir das práticas desenvolvidas naquele espaço colegiado. O conteúdo do e-book fala das vivências construídas e ressignificadas nos conselhos de classe, especificamente às desenvolvidas nos conselhos do curso de informática do Ensino Médio Integrado.
Nas narrativas dos capítulos, os autores compartilham teorias e práticas que direcionam a participação dos membros do colegiado rumo a construção da gestão democrática defendida na CF/88, na LDB/96 e nos documentos institucionais oficiais do IFRN: Estatuto, Regimento Geral, Regimento dos campi, PDI.
Palavras-Chave: Conselho de Classe. Educação Profissional. Ensino e aprendizagem. Participação. Gestão democrática.
O objetivo desse livro digital é socializar a experiência criativa de práxis integradora que permitiu a produção do conhecimento para o campo epistêmico da Educação Profissional por meio de registros fotográficos como metodologia para a internalização de conceitos estruturantes com relação ao pensamento crítico e a cidadania de seus integrantes.
(abrirá em uma nova janela – Verifique se o computador que está usando não tem um bloqueador de pop-up ativado)