O manuscrito eletrônico intitulado “Diálogos contemporâneos constituídos no campo da Pedagogia”, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB), por meio da Educação a Distância (EaD), nas cidades de São Gonçalo/RN e Lajes/RN, tem como foco contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área da Pedagogia.
Sistematizado para socializar pesquisas realizadas a partir do ano de 2022, possui caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, ao receber contribuições de diversas áreas e campos de saberes. O manuscrito disponibiliza por meio de versão eletrônica acesso internacional e gratuito para as ideias relacionadas ao campo da educação. O livro “Diálogos contemporâneos constituídos no campo da Pedagogia” possui 14 (quatorze) capítulos que abordam diversos temas das ciências da educação.
Na diversidade destes escritos, é possível debater sobre a educação de forma integral, além de exaltar discussões sobre as nuances relacionais do corpo, da mente e do saber acadêmico e das ciências. Em razão disso, a valorização das ciências, a imersão no psíquico humano e a educação escolar apresentam-se como pauta unificada e indissociável nos textos aqui compilados. Assim, reunindo pesquisadores de todo o país e de instituições de ensino nacionais, os textos a seguir abordam os gêneros Artigos científicos ou Relatos de experiências.
Portanto, é com satisfação que o grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública convida à leitura dos trabalhos mais bem avaliados, cujos autores participaram do III Simpósio Online de Educação.
Palavra-chave: Educação não-formal. Cidadania. Adolescentes.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é promovido pela coordenação de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do Ministério da Educação – MEC. O PIBID é exclusivamente implantado nas Instituições de Ensino Superior – IES, através de convênios com a CAPES. O Projeto chegou no Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em 2009 e foi implantado diretamente na Licenciatura em Física. O conteúdo do livro se apresenta como relevante por expressar a experiência de bolsistas do PIBID na formação e na prática docente dentro da licenciatura em Física. O objetivo da pesquisa desenvolvida é analisar de forma crítica o PIBID dentro da Licenciatura de Física do IFRN, no Campus Natal Central (Cnat). Para que fosse possível realizar essa análise, buscamos interpretar de forma crítica e reflexiva os motivos que levaram alguns alunos bolsistas do PIBID a se evadirem do curso, o impacto do projeto na formação daqueles que concluíram, assim como as falas dos coordenadores da Licenciatura e do Projeto Institucional. Metodologicamente, a pesquisa é realizada por meio do levantamento de dados, ou seja, será uma pesquisa de campo atrelada a análises documentais. Logo, destacamos a relevância da pesquisa apresentada neste livro, uma vez que poderá colaborar para que as instâncias superiores possam avaliar a importância desse projeto dentro de uma licenciatura com escassez de alunos, como em física, mostrando, assim, que o programa é uma forma de amenizar as dificuldades encontradas na formação de professores. Com isso, diante dos achados da pesquisa, chegamos à conclusão de que o PIBID é uma importante atividade dentro da Licenciatura em Física do IFRN Cnat pois concorre para a permanência com êxito dos licenciados.
Palavras-chave: PIBID. IFRN. Licenciatura em Física. Formação de Professor.
O presente e-book consiste em uma pesquisa de revisão teórica sobre práticas educativas integradoras no contexto da EPT. A narrativa se estrutura a partir da questão problematizadora: quais são as principais características das práticas educativas integradoras no contexto da educação profissional e tecnológica? Para atingir o objetivo central de refletir sobre aspectos estruturantes da temática supracitada, o referencial teórico se apoia na revisão bibliográfica de Alves (2009), Ciavatta (2014), Freire (2007), Frigotto (2015), Grabowski (2014), Moura (2015), Ramos (2014), Saviani (2003), Verdum (2013). Metodologicamente, a pesquisa se configura por meio de abordagem qualitativa e tipo de investigação exploratória com o desenvolvimento das técnicas de revisão bibliográfica e análise documental.
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