EXPLORANDO A ACÚSTICA COM INSTRUMENTOS ARTESANAIS: UM RELATO DE UMA PRÁTICA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE SURDOS
Este E-book apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional inclusivo voltado para o ensino de conceitos de ondas e acústica, com foco em alunos surdos. Em resposta ao aumento da demanda por práticas inclusivas em escolas regulares, este produto atende às necessidades de alunos com surdez, alinhando-se com legislações como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que exige adaptações pedagógicas para assegurar o acesso à educação regular. Fundamentado na teoria construtivista de Piaget e estruturado no ciclo de aprendizagem de Karplus, o E-book combina atividades práticas, estratégias visuais e o uso de tecnologia assistiva. Entre as atividades propostas, destacam-se a construção de instrumentos musicais artesanais para explorar a relação entre frequência e o tamanho do instrumento, demonstrações experimentais com recursos visuais, e o uso de aplicativos de celular para análise de dados quantitativos, como frequência e intensidade sonora. Essas abordagens não apenas atendem às necessidades específicas de alunos com surdez, mas também proporcionam uma experiência enriquecedora e inclusiva para todos, reforçando a importância de adaptar estratégias pedagógicas para garantir a equidade no ensino de Física.
Leia os capítulos separadamente
Títulos relacionados
Produtos relacionados
-
A presente obra intitulada Com a palavra… os profissionais da educação consiste numa coletânea que apresenta relatos de experiências de profissionais atuantes na área educacional. As ideias presentes nas seções desta coletânea se estruturam a partir das questões problematizadoras: 1) Quais são os desafios e percalços enfrentados por profissionais que trabalham na área da educação na atualidade? 2) O que dizem eles sobre suas vidas profissionais? 3) Quais são os debates teóricos possíveis de se realizar, a partir das experiências vividas nas instituições de ensino? A realização deste trabalho partiu da necessidade de abrir espaço para se ouvir as vozes daqueles que trabalham na área. Partimos de uma compreensão de que existem muitas histórias vividas no ambiente escolar que devem ser conhecidas, e relatadas por aqueles que as viveram.
Download do E-book
-
O e-book “Discursos interdisciplinares por uma educação transformadora” ressalta o valor das dinâmicas de práxis interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Propõe a superação de dispositivos de manipulação, como ocorre na transmissão cumulativa da educação conservadora, em detrimento da formação para o pensamento crítico, a curiosidade e a diversidade. Interdisciplinaridade e pensamento integrador são ideias presentes nos capítulos. Estes conceitos pedagógicos propõem a eliminação da separação artificial do conhecimento em áreas disciplinares estanques com base no pressuposto do desenvolvimento humano que requer amplitude do pensamento.
Obs: Para fazer o download de capítulos separados, clique nos respectivos links, logo mais abaixo, no Sumário do Ebook.


