Durante os dias 01, 02 e 03 de julho de 2020, acontecerá o I Simpósio Online de Educação, organizado pelo Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública do IFRN, campus Ipanguaçu, sob a coordenação dos professores Breno Trajano de Almeida e Louize Gabriela Silva de Souza. O evento será realizado a partir de um ciclo de palestras em formato de lives e contará com a participação de palestrantes renomados nacionalmente
O evento tem como tema principal “Diálogos sobre a garantia do direito à educação e novos cenários pedagógicos” e objetiva proporcionar, à comunidade acadêmica, reflexões sobre o atual panorama da educação brasileira, com temáticas que alcancem políticas educacionais, ensino-aprendizagem e habilidades socioemocionais, além de promover o fortalecimento de vínculos durante o isolamento social. De acordo com o professor Leonardo Rafael Medeiros, integrante do grupo de pesquisa, esta é uma excelente oportunidade para reunirmos a comunidade em prol de uma educação de qualidade para todos. “Discutir sobre os desafios da educação brasileira no cenário atual é de suma importância para possibilitar a busca por alternativas para a manutenção de uma educação crítica, transformadora e igualitária”, afirma.
Os palestrantes convidados são o Prof. Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP), atualmente coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; o Prof. Fernando Cássio, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que recentemente publicou o livro “Educação contra a Barbárie: Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar”; o Prof. Celso Antunes, membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (UNESCO) e autor de mais de 180 livros sobre educação; e Viviane Mosé, autora de diversos livros, dentre os quais a obra “A escola e os desafios contemporâneos”. Além disso, a programação contará com concertos didáticos organizados por professores de diversos campi do IFRN.
O I Simpósio Online de Educação será transmitido ao vivo pelo Youtube, de forma gratuita e será aberto a todos os interessados da comunidade, interna e externa, com possibilidade de interação do público através do chat. Para participar do evento, basta clicar no link: bit.ly/2NnenNS. No chat será disponibilizado um formulário para inscrição, a fim de que possamos emitir a certificação.

Fonte: Breno Trajano de Almeida

Link: Portiguar Notícias